Como Trazer Seu Gatinho na Cat Care

CONSULTA MÉDICASaiba como levar seu gatinho
para uma consulta

Prover cuidados para uma boa saúde, especialmente preventivos, podem permitir que seu gato tenha uma vida mais longa e confortável. Porém, isto pode não acontecer caso eles deixem de visitar o veterinário para os cuidados necessários. Muitos gatos resistem em sair de casa. Isto já é visto com a dificuldade em entrar na caixa de transporte, portanto se você conseguir fazer com que este passo seja mais fácil, o começo da visita ao veterinário se tornará menos estressante.
1
ETAPA Nº 1

Entendendo o comportamento do gato.

2
ETAPA Nº 2

Ajudando seu gato a ficar confortável na caixa de transporte.

3
ETAPA Nº 3

Colocando um gato relutante dentro caixa de transporte.

4
ETAPA Nº 4

Voltando para casa – mantendo a paz em um lar com vários gatos.

As dicas a seguir ajudarão a tornar as visitas ao
veterinário mais fáceis para você e o seu gato

Cat Care ®

ENTENDENDO O COMPORTAMENTO DO GATO

Gatos ficam mais confortáveis em ambientes familiares e precisam de certo tempo para se ajustarem a ambientes estranhos como o carro, a caixa de transporte e a clínica veterinária. Há a necessidade de se respeitar este tempo para que ele se familiarize com este novo universo, lugares e pessoas. Assim, o gato conseguirá se adequar a estas novas situações de forma menos traumática facilitando o exame clínico.
Procure sempre ficar calmo. Os gatos têm uma sensibilidade aguçada e sentem a ansiedade, medo ou frustração de seu tutor, o que pode deixá-los ainda mais amedrontados e ansiosos.
Gatos não aprendem por punição ou força. Você deve recompensá-los para reforçar comportamentos positivos. Por exemplo, você pode transmitir com naturalidade seus comandos através de recompensas quando ele sentar calmamente dentro ou próximo da caixa de transporte.
Da mesma forma, elas podem ser oferecidas para ajudar o seu gato a se familiarizar com o tipo de manuseio feito pelo veterinário, tais como examinar as patas, ouvidos e boca.
Uma recompensa deve ser algo muito desejado pelo seu gato, como um tipo de comida, carinho ou brincadeiras. Seja persistente e recompense sempre que um comportamento for desejado. Com o tempo o seu gato se sentirá mais seguro e terá um comportamento mais adequado, o que é fundamental para uma boa consulta.

AJUDANDO SEU GATO A FICAR CONFORTÁVEL NA CAIXA DE TRANSPORTE

O objetivo é o seu gato associar a caixa de transporte a experiências positivas e entrar nela rotineiramente.
Faça da caixa de transporte um lugar familiar, deixando-a em casa em um ambiente em que o seu gato passe bastante tempo.
Coloque dentro dela camas, paninhos ou cobertores. Panos com seu cheiro fazem o gato se sentir mais seguro.
Coloque petiscos, catnip ou brinquedos dentro da caixa de transporte para encorajá-lo a entrar nela em casa. Com frequência você verá que os petiscos serão removidos de dentro dela durante a noite.
Pode demorar dias ou semanas antes que seu gato comece a confiar na caixa de transporte. Permaneça calmo, paciente e recompense comportamentos desejáveis.
Se você ainda tiver problemas, talvez precise reavaliar a caixa de transporte que está sendo usada.
Cat Care ®
Cat Care ®

COLOCANDO UM GATO RELUTANTE DENTRO CAIXA DE TRANSPORTE

Se no momento que o gato precisar ir ao veterinário, ele ainda não estiver familiarizado com a caixa de transporte, as dicas a seguir podem lhe ajudar:
1 - Comece colocando a caixa de transporte em uma sala pequena, com poucos lugares para o gato se esconder. Traga-o para a sala e feche a porta. Mova-se devagar e calmamente. Não force o gato a entrar na caixa de transporte.
Encoraje-o a entrar com petiscos ou brinquedos.
2 - Se o gato não entrar e a sua caixa de transporte tiver uma abertura superior, gentilmente pegue-o no colo e coloque-o dentro dela. Outra opção é remover a parte superior da caixa de transporte enquanto estiver fazendo o gato entrar na parte inferior e depois calmamente recolocar a parte superior.
3 - Coloque camas (panos ou cobertores) familiares dentro da caixa de transporte. Considere o uso de um spray com feromônio facial felino sintético (feliway) na caixa de transporte, pelo menos 30 min antes do transporte para acalmar o gato.

VOLTANDO PARA CASA – MANTENDO A PAZ EM UM LAR COM VÁRIOS GATOS

Gatos são muito sensíveis a odores. Cheiros não familiares podem resultar que o gato não seja mais reconhecido por outro. Comportamentos agressivos podem ocorrer quando um gato sentir o outro como um estranho. Essas sugestões podem ajudar a evitar problemas entre eles após a visita ao veterinário.
1 - Deixar o gato que retornou dentro da caixa de trasporte por alguns minutos para ver a reação dos outros gatos em relação a ele é uma boa estratégia. Se todos os gatos parecerem calmos e pacíficos, deixe o gato sair da caixa de transporte.
2 - Se você sentir tensão entre eles ou se retornos anteriores ao lar resultaram em conflitos, deixe o gato dentro da transportadora e leve-o para uma sala separada, evitando potencial injúria feita por um outro gato agressivo. Providencie água, comida e caixa de areia e deixe-o isolado por no mínimo 24h até ele recuperar um cheiro mais familiar de casa.
3 - Se ainda houver estresse depois desse tempo, contate seu veterinário para mais conselhos sobre a reintrodução e talvez alguma medicação seja necessária para ajudar o processo de reintrodução.
4 - O ferormônio sintético felino (feliway) pode ajudar a promover um cheiro familiar.
Cat Care ®

Para futuras
consultas

Agendamento
USE PANOS OU COBERTORES COM O SEU CHEIRO, POIS ELES RETÉM O ODOR DE CASA E AJUDAM NA REINTRODUÇÃO
USE FERORMÔNIO SINTÉTICO FELINO (FELIWAY)
TRAGA AMBOS OS GATOS PARA O VETERINÁRIO, ISSO PODE PREVENIR FUTUROS CONFLITOS POIS AMBOS OS GATOS FICARÃO COM O CHEIRO DA CLÍNICA

CAIXA DE TRANSPORTEQual a melhor tipo de
caixa de transporte

As melhores caixas de transporte são as rígidas, com abertura superior e anterior e que podem ser desencaixadas pela metade.

A parte superior facilmente removível permite que o gato com medo, ansioso ou com dor permaneça na caixa de transporte enquanto é examinado.

Seu veterinário poderá examinar com mais facilidade mantendo o gato mais tranquilo.

Evite caixas de transporte que precisem que o gato seja puxado ou jogado para fora para ser examinado.

Cat Care ®
Escolha caixas de transporte que sejam fortes e seguras para dar mais estabilidade para o seu gato bem como, para você carregá-las. As recomendações de segurança determinam que a caixa de transporte apenas seja presa pelo sinto de segurança, caso seja testada pelo fabricante para esse fim. Caso contrário, ela deve ficar no chão atrás de um dos bancos da frente do carro.
Alguns gatos gostam de olhar para rua, enquanto outros ficam menos ansiosos se a caixa de transporte estiver coberta com um cobertor ou toalha, o que evita ver movimentos estranhos ou objetos não familiares.
Nunca esqueça que você é um importante membro da equipe que cuida da saúde do seu gato.
Você pode ser um instrumento de grande valor para consultas mais harmoniosas na Clínica Veterinária, contribuindo muito para que seu gato tenha os cuidados de saúde adequados.

Agende agora
sua consulta

https://catcare.com.br/wp-content/uploads/2021/05/map_background2.jpg
Rua Chile, 225 – Ponta Aguda, Blumenau – SC
47-9 9285-2803
contato@catcare.com.br
Cat Care ®
Newsletter